sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Promenade

(1)
(2)

Essa obra acima (2) é umas das obras do Museu de Arte de Inhotim, e foi sem dúvida uma das que mais me chamou atenção. Ela se chama Promenade(em português, passeio), e é a da artista Dominique Gonzalez-Foerster, uma francesa.
É composta por diversos alto falantes que reproduzem o som de uma tempestade na natureza, com o barulho da água da chuva caindo, trovões e etc. A sala também é um pouco fria assim, quando se fecha os olhos você tem a sensação nítida de estar realmente na natureza, na chuva. E quando você abre os olhos de novo se depara com uma sala sem nada, isolada da parte exterior. Ao mesmo tempo que você está dentro de um pavilhão você se sente lá fora. O passeio pela sala é uma sensação incrível. A artista tenta colocar na obra sensações comuns a cada lugar, como uma adaptação psicogeográfica, por isso o tema da tempestade tropical escolhida para Inhotim.
É característica de Dominique fazer com que o espectador vivencie suas obras, ela trabalha com a percepção, para ela o importante em uma obra como diz é "... o que pode acontecer e não o que estava programado. Para isso, já precisamos partir de uma renúncia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário